Fiz esta mesma pergunta quando tive a ideia de abrir a We Art…
Tudo começou em 2013 quando eu estava nos Estados Unidos fazendo o curso preparatório do Toefl para o application do meu mestrado em Design Sustentável que eu queria fazer na Holanda ou na Alemanha. Repensei, desisti do mestrado e decidi voltar para o Brasil para abrir uma loja virtual de cartões de visita.
Voltando para cá, eu saí da empresa de convites que trabalhava em Curitiba e me perguntei “quero abrir a minha empresa, e agora?” quando tomamos esta decisão já é difícil, mas os próximos passos a tomar mal sabia que seria ainda pior… No Brasil não é fácil abrir sua empresa, é muita burocracia e caro, costumo dizer que o governo faz de tudo para você fechar, é como se você tivesse nadando contra a maré, eles não fazem NADA para facilitar.
A minha grande sorte que quem respondeu esta pergunta para mim na época foi a minha tia Marcia que era pró-reitora da Universidade Positivo (universidade qual me formei em Design), ela comentou de um programa chamado Incubadora que a universidade incentivava ex-alunos empreendedores a abrirem o seu próprio negócio, e a inscrição se encerrava na próxima semana. Me inscrevi e passei em todas as fases da seleção que empresários, diretores do grupo Positivo e professores participam para avaliação da ideia e do empreendedor.
A Incubadora é como um berço para sua ideia, primeiro tentamos validar se tem público para consumir o seu produto ou serviço, pesquisamos concorrentes e iniciamos as fases de testes. Neste programa eu tinha assessoria dos professores da universidade diariamente como de marketing, precificação, gestão, tecnologia, design, contabilidade e direito. O que me deu muito suporte para iniciar uma ideia mais madura que fosse aceita no mercado, nesta etapa do projeto que eu mudei para e-commerce de papelaria e não venderia apenas cartões de visita, vi que tinha uma demanda muito maior de produtos.
Aqui vão as minhas dicas para quem quer abrir o seu negócio e não tem uma incubadora para te ajudar:
1. A minha dica para começar, pesquise concorrentes diretos e indiretos (estrangeiros e nacionais) e repare se tem público, quais os produtos e diferenciais de cada empresa. Com isso sua ideia de negócio pode mudar muito e você amadurecerá o seu plano de negócio. Se inspire nos concorrentes que deram certo e traga diferenciais que eles não tem como preços melhores, produtos com maior valor agregado e amplie as opções oferecidas. E leia muitos livros, artigos e demais matérias relacionadas ao seu negócio (isso vale ouro, são informações de pessoas que já estiveram no seu lugar e te poupam de cometer erros que possam ser fatais).
2. Depois de uma pesquisa bem feita trace como você irá oferecer o seu produto será em loja física, e-commerce, redes sociais ou revendedores… Comece com apenas uma canal de vendas para depois ampliar, e faça muita pesquisa, pois isso também pode ser um diferencial estar onde os seus concorrentes não estão.
3. Procure um nome para a sua empresa que ainda tenha disponível em domínio para site, redes sociais e para registro.
4. Encontre um contador (pegue referência de amigos que já sejam clientes) e veja qual ramo de atividade que a sua empresa irá se encaixar, se certifique se o endereço que você deseja abrir o seu negócio é liberado para comercial (inclusive se for loja virtual precisa) e abra sua empresa.
5. Comece a ver fornecedores, parceiros e desenhe os produtos ou serviços que irá oferecer.
6. Dica: mesmo se o seu site ou loja física não esteja pronta 100%, ofereça mesmo assim o seu produto, nesta fase de testes colete informações e sugestões dos primeiros usuários… Isso é muito válido, pois as primeiras vendas são um desastre, mas tudo serve como experiência para acertar no futuro.
7. Outra dica que é valiosa, tente começar tudo do zero (sem muito investimento), abra o seu negócio na sua casa ou ofereça em redes sociais que não tem custo para realizar a venda, pois neste começo qualquer investimento errado pode levar o começo do seu negócio a falência. Aos poucos você vai reinvestindo e sua empresa crescerá de maneira saudável e sustentável.
E não desanime que vale muito a pena remar contra a maré, o gostinho do sucesso e a realização depois que passamos dos dois anos de empresa não tem preço!
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Com carinho,
Maria Augusta