Esta é uma dúvida muito frequente para o empreendedor que está começando,
mas os investimentos e os esforços necessários para cada situação são completamente diferentes, tanto na criação, quanto na manutenção da loja. Mas ambas carregarão sua marca, podendo, então, agregar tanto valores positivos, quanto negativos ao seu negócio.
Ter um e-commerce é o sonho de muitos empreendedores, assim como eu, que veem no mundo virtual uma forma de aumentar os lucros e ampliar ainda mais seu negócio. Deve-se tirar também a mistificação que muita gente pensa que ter um comércio eletrônico é a certeza de um negócio de sucesso e lucrativo, mas nem sempre isso acontece, funciona da mesma forma da loja física. Tudo é planejamento e muito trabalho, a logística que está por trás de uma loja virtual pode ser muito mais trabalhosa.
Mas vamos as principais vantagens de uma loja virtual: Ela permite o funcionamento 24hs por dia e 7 dias da semana (inclusive em feriados); e não impõe limite de alcance, podendo realizar entregas para todo o mundo. Permitindo assim, que pequenas empresas concorram de forma equilibrada com grandes corporações.
Semelhanças e diferenças entre loja física e loja virtual
Atendimento ao cliente
Tanto no e-commerce quanto em lojas físicas é preciso oferecer um bom atendimento ao cliente, isso é o primordial para qualquer negócio. Eu sempre penso que nenhum cliente tem obrigação de comprar com você, devemos sempre agradecer já o contato e o interesse pelos produtos que oferecemos e se a compra for realmente efetivada devemos muito ao cliente. O que temos de diferente é que a necessidade de atendimento em uma loja virtual é menor, já que os produtos contêm descrições bem mais detalhadas e disponíveis para o cliente, com imagens, preços e condições de pagamento bem claros. Já na loja física, o cliente geralmente precisa chamar um vendedor para explicar os detalhes dos produtos, havendo a necessidade de mais vendedores para atender bem a cada cliente que chegar.
Preocupação com a localização
A loja física precisa de uma boa localização que atenda o seu público para ter sucesso (uma boa localização para um bar pode ser bem diferente do que para uma loja de roupas, é bem particular para cada tipo de negócio e público). Já a loja virtual não precisa se preocupar com localização, pois a internet deixa todos em igualdade de condições em relação a isso, a preocupação é ter um bom servidor para o seu site.
Alcance
O alcance de uma loja virtual é indiscutivelmente maior do que o de uma loja física. Enquanto o comércio eletrônico pode ser acessado por clientes de todo o país (e até do mundo), a loja física só consegue vender para clientes da região.
Investimento em marketing
Uma loja física pode se beneficiar da localização para atrair clientes. Se o ponto de venda está em uma avenida muito movimentada da cidade, e tem uma placa bem visível com a marca e uma boa vitrine, provavelmente já vou conseguir atrair clientes só com isso. Já a loja virtual precisa de um esforço muito maior de divulgação para atrair os primeiros visitantes e transformá-los em clientes. Será preciso investir em otimização para que sua loja virtual seja encontrada nos sites de buscas e demais redes sociais, atraindo um grande número de pessoas para o site da loja e com o funil, grande parte dos visitantes virem clientes.
A loja virtual tem custos diferentes da loja física, muitos pensam que um e-commerce tem o custo fixo mensal mais baixo, porém nem sempre é assim, depende muito. Hoje as ferramentas de segurança, custo da logística, mão de obra especializada em tecnologia e marketing é muito alto e não necessariamente serão mais baratos que o ponto de uma loja física.
Custos para manter o ponto de venda
Um ponto de venda com boa localização tem um custo alto, porém para ter uma loja virtual grande com uma equipe, também é preciso alugar ou comprar um imóvel (muitas vezes o valor pode ser mais acessível, pois o ponto não precisa ser o melhor como em uma loja física). Além do ponto, para manter um e-commerce funcionando, tem o custo mensal da plataforma e da hospedagem, mas tudo vai depender de como deseja você deseja começar o seu negócio. Os custos iniciais para quem quer começar como uma start up com certeza no comércio eletrônico é mais acessível, porém quando o negócio cresce, os custos são equivalentes ou mais caros que uma loja física.
Preocupação com segurança
Preocupação com segurança vai existir tanto para lojas físicas, que precisam proteger o seu ponto de venda, quanto para lojas virtuais, que precisam ter seu estoque preservado contra roubos. Porém, o e-commerce ainda precisa investir em um outro tipo de segurança, a dos dados dos clientes e de seus cartões.
Força de vendas
Um bom motivo para dizermos que uma loja virtual tem um custo inicial mais baixo do que uma loja física é a ausência de necessidade de vendedores e estrutura. Os custos dos serviços de tecnologia em um comércio eletrônico crescem junto com a loja, por isso o crescimento é mais saudável e gradativo do que uma loja de rua que para abrir tem que ter uma estrutura de funcionários e decoração robustas que atendam os clientes desde o início. Na loja virtual muitos empreendedores começam sozinhos (sem funcionários), o que facilita o investimento inicial do negócio.
Vantagens da Loja Virtual
- Disponibilidade e Acesso: Loja aberta e produtos disponíveis para o cliente 24 horas por dia, inclusive nos feriados e finais de semana, de qualquer lugar e momento.
- Agilidade no Atendimento: As informações do produto são apresentadas de forma clara e direta sem precisar de um atendente.
- Facilidade nas pesquisas comparativa: Leva-se em consideração a facilidade de poder comparar facilmente produtos com concorrentes.
- Melhores preços: Possibilidade de encontrar promoções e condições de pagamento muito mais atrativas que em lojas físicas.
Desvantagens
- Prazo: Muitas vezes a necessidade de compra é imediata (ainda mais quando é presente), com isso o e-commerce pode perder para a loja de shopping.
- Atendimento humanizado: O relacionamento humano ainda é fundamental para muitas pessoas. Tem quem goste de interagir fisicamente com o vendedor e a possibilidade de experimentar e visualizar o produto.
- Logística: No Brasil ainda é pior nesta questão para o comércio eletrônico, pois está cada vez mais caro o transporte e a qualidade está decaindo. Havendo problemas com a mercadoria durante o trajeto.
O que acha de abrir sua loja virtual com baixo investimento e com grandes possibilidades de crescimento? Lembrando que para qualquer tipo de negócio, SEMPRE tem que existir planejamento e muito trabalho, na loja virtual pode haver uma quantidade menor de funcionários no começo, porém o empreendedor trabalha por muitas pessoas ao mesmo tempo. Nada é mágico, tudo vem com muito esforço… Mas eu garanto depois de anos de trabalho e noites mal dormidas o sucesso recompensa.
Beijos, Maria Augusta