Se você gosta de testar novas receitas no final de semana, essa dica é perfeita! Decidimos preparar e mostrar o passo a passo de um delicioso Risoto de Polvo, feito pelo Ricardo, financeiro aqui da We Art. Ele serve 4 pessoas tranquilamente, e serão necessários os seguintes ingredientes:
- 400g de polvo cozido cortado em cubos
- 350g de arroz carnaroli ou arbório
- 150ml de vinho do porto (pode ser vinho branco também)
- 1 cebola roxa pequena
- caldo de cozimento do polvo para o arroz
- meia cenoura
- 1 talo de salsão
- 40g de manteiga sem sal
Um dos grandes problemas do polvo é quando ele fica duro ou borrachudo. É preciso tomar cuidado com o tempo de cozimento. Se ele for cozido demais, o polvo pode ficar duro, e se for cozido de menos, pode ficar borrachudo.
Neste vídeo você pode acompanhar todos os passos para cozinhar perfeitamente o polvo:
Instruções:
- Aqueça uma panela alta e adicione a cebola, cenoura e salsão bem picados sob um fio de azeite, até amolecerem.
- Adicione o arroz e cozinhe mexendo bem até que os grãos fiquem levemente transparentes (obs. Nunca lave o arroz de risotto antes de usá-lo para que não perca o amido).
- Adicione o vinho do porto e cozinhe até evaporar quase completamente.
- Adicione aos poucos, mexendo constantemente, o caldo do cozimento do polvo, para cozinhar o arroz de risotto.
- Quando o arroz estiver praticamente dobrado de volume, quase no ponto de cozimento, adicione o polvo à panela. Você pode provar o arroz para determinar a textura de quase cozido, que deve ter uma firmeza consistente no grão ainda.
- Continue adicionando o caldo para não deixar secar o arroz, quando achar que já chegou ao ponto certo, adicione mais uma porção de caldo de modo que fique mais “molhado” do que você deseja ao servir, pois ele irá secar ainda na finalização) e desligue o fogo.
- Adicione a manteiga e misture bem, acertando o tempero com sal e pimenta do reino, e deixe tampado por 2 ou 3 minutos na panela para finalizar.
- Se desejar, sirva em um prato e reserve as pontas dos tentáculos para decoração final, você pode finalizar estas pontas dos tentáculos em uma frigideira com manteiga e tomilho também para adicionar mais sabor.
Tempo de preparo: Para o polvo, varia bastante do tamanho da panela, do fogão e tamanho em si do polvo, mas geralmente consideramos 30 minutos. Teste a consistência da carne constantemente, pois o ponto é bem delicado. Já para o risoto, mantenha no fogo por 20 minutos para cozinhar bem.
Gostaram da ideia? Perfeito para mudar um pouco o cardápio do final de semana e reunir os amigos!
Com carinho,
Guta e Equipe We Art
Dica de Receita: Risoto de Polvo was last modified: fevereiro 5th, 2020 by weart