Você costuma associar flores com delicadeza e fragilidade? Então hoje vamos te apresentar um gênero botânico que caminha na direção oposta.
Nativas da África do Sul, a prótea é uma flor pra lá de inusitada. Para o povo desse país ela representa transformação e, assim, a esperança. Repleta de personalidade, sua forma é seu maior destaque.
Foi no século 17, durante as expedições dos europeus à África do Sul, que as próteas começaram a chamar atenção de botânicos do ocidente. Elas se tornaram extremamente populares entre esses especialistas e várias espécies foram introduzidas na Europa no século 18.
Em comparação com a maioria das flores de corte, a Prótea apresenta uma duração maior. Em outras palavras, ela pode ser preservada e usada em arranjos secos.
Como? Anote essa dica: quando suas folhas ficarem marrons, não se desfaça da flor. Apenas retire a água do vaso e observe como ao longo das próximas semanas ela secará completamente, mantendo sua estrutura. Pronto, ela já pode virar um arranjo e decorar a casa ou o escritório.
Cultivar próteas no jardim
O primeiro passo é a escolha do local onde plantar, o solo deve ainda ser pobre em nutrientes; não toleram fósforo, por isso use apenas adubo próprio para próteas. Se tratando de regá-las, durante o primeiro ano após a plantação, as próteas precisam de mais água do que o habitual para garantir o desenvolvimento saudável das raízes. A partir do segundo ano, basta regar uma vez por semana nas alturas de maior secura.
Para crescerem bem, elas amam sol e ar puro! Evite regiões onde faz muito frio, pois elas não aguentam temperaturas muito baixas.
Cultivar próteas em vaso
Se não tem jardim, ou se mora num local com invernos muito rígidos, pode ter próteas em vaso. A Protea ‘Little Prince’, por exemplo, é uma das espécies que pode ser cultivada desta forma.
Durante o verão, deve fertilizar a planta uma vez por semana com uma solução de 0,25g/l de adubo sem fósforo e 0,25 g/l de quelato de ferro. No outuno adube só de duas em duas semanas.
As próteas não gostam de estar à sombra; devem estar numa zona da casa com luz solar.
Comparadas às outras flores de corte, as Proteas além da exuberância exótica, destaca-se também pela sua durabilidade, sendo assim muito apreciada em arranjos florais diversos.
E claro, para comemorar essa linda flor, nós escolhemos ela de inspiração para uma de nossas estampas! Aqui você pode ver ela no nosso Planner, não fica linda? Se você não conhecia ela, vale a pena saber mais!
Por exemplo, ela é muito procurada para compor buquês de noivas. A Protea com seu porte exagerado, muitas vezes dispensa outras flores do buquê e acompanha a noiva com uma única
flor, que se destaca mais, além de ter uma boa durabilidade.
Também é fã destas plantas? Quais os cuidados que costuma ter? Conte-me tudo nos comentários!
Com carinho,
Guta e Equipe We Art