Na hora de decorar um imóvel, é cada vez mais comum não olhar só para dentro. No lugar de considerar apenas os móveis, quadros e itens “internos”, há uma tendência de enxergar o mundo de fora como componente do lar — esse movimento tem nome e sobrenome: urban jungle.
Ele é feito com vasos, prateleiras, caixotes de madeira, tijolos de concreto e diversos outros materiais. Além de resgatar a brasilidade, o Urban Jungle ajuda na saúde física e mental dos moradores. Pois as plantas trazer um ar de tranquilidade.
Além disso, nos últimos anos houve o aumento da preocupação com a sustentabilidade no mundo todo. Diante desse contexto, o Urban Jungle surgiu como forma de resgatar a relação com o verde incluindo a natureza dentro de casa.
CONHEÇA EM DETALHES
De modo geral, o espaço precisa receber uma boa iluminação e ventilação. Porém, algumas espécies necessitam de mais incidência solar do que outras. Diante desse contexto, elas devem ser incluídas em espaços com maior claridade, como sacadas.
Assim, todas elas necessitam de empenho para darem certo: luz (direta ou indireta), ventilação, adubação e rega correta são essenciais. Então, saiba que dedicar um pouco de tempo será fundamental para obter o sucesso ao adotar esse estilo.
DICA 1: Muitas folhagens!
As flores também são bem-vindas, mas para manter a personalidade do Urban Jungle a dica é usá-las discretamente, apenas como pontos de cor.
As folhagens são as protagonistas do momento. Tente criar uma decoração que misture o mood selvagem e despretensioso das folhas com objetos e móveis mais refinados. Assim espaços com estilo vintage, minimalista e clean ou máximalista vão ficar mais despojados na hora.
DICA 2: Itens de Decor!
Outra forma de incrementar a decoração Urban Jungle é recorrer a itens complementares de decoração, como os quadros.
Elas podem vir misturadas com livros e objetos de decoração em uma estante, em uma mesa lateral ou de centro. Você pode misturá-las com vários elementos em pequenos grupos ou espalhadas pelo ambiente.
DICA 3: Samambaias!
Apostar em plantas pendentes como a samambaia é uma ótima opção. Ela tem um mood vintage e vai dar aquele ar descolado, meio anos 80 pro seu ambiente.
É quase impossível falar de urban jungle sem citar um dos principais queridinhos de quem deseja ter o verde em casa: o jardim vertical. Essa é uma opção que aproveita o espaço da melhor maneira e ainda ajuda a criar uma parede verde muito especial.
Sua Samambaia irá precisar estar fora do vento, em local mais úmido, e na sombra. Por isso é tão perfeita para o Jardim Vertical! Se você tem um ambiente super iluminado, outra opção é deixar trepadeiras crescerem na estrutura. Ela vai dar um ar selvagem e romântico ao mesmo tempo.
É quase impossível falar de urban jungle sem citar um dos principais queridinhos de quem deseja ter o verde em casa: o jardim vertical. Essa é uma opção que aproveita o espaço da melhor maneira e ainda ajuda a criar uma parede verde muito especial.
Outra opção super legal é o Ciclanto, fica lindo em grandes vasos! Ela busca ambientes mais quentes, mais sombra e precisa ser mantida sempre úmida para crescer bem!
Para um visual mais despojado, é legal investir nos Cactos. Crescem tanto em grandes vasos, como nos pequenos. Os cuidados essenciais são pegar sol, pouca água e evitar podar para que permaneça saudável.
DICA 4: Diferentes Alturas!
Para dar um ar de floresta mesmo, você deve misturar plantas de vários tamanhos e volumes. Pode colocá-las em cima de mesas, bancos, estantes, prateleiras, no chão ou até mesmo penduradas.
Pendurar as plantas é uma boa dica para quem também não tem muito espaço. Pendentes, macramés e cachepots cumprem a função.
Espero que essa não seja apenas mais uma modinha passageira, mas que venha para ficar e o verde se multiplicar! Quem vai aderir?
A tendência de Urban Jungle tem tudo a ver com a nova geração e seu interesse por elementos naturais e pela sustentabilidade. Com essas dicas, é possível adicionar florestas urbanas aos seus projetos de um jeito fácil e com excelentes resultados!