Aproveitando a época de nostalgia pela chegada do Dia das Crianças, vamos falar daquilo que nos marcou? Muita gente têm a infância marcada pela boneca mais amada de todas: a Barbie. Ela foi, e ainda é, o sonho de presentes de diversas crianças. E claro, quem nunca quis a Casa dos Sonhos? Todas acompanham de perto os diferentes modelos que já foram feitos, no aguardo de um dia ganhar de presente.
Vamos relembrar alguns momentos?
Barbie foi criada por Ruth e Elliot Handler, donos da fábrica de brinquedos Mattel, que nomearam a boneca em homenagem à filha chamada Barbara. Sua apresentação ao público deu-se em 9 de março de 1959 em uma feira de brinquedos em Nova York, em que vestia um maiô listrado em preto e branco, acompanhado de óculos gatinho, tamanco e brincos de argola.
No mesmo ano, Barbie apareceu em seu primeiro comercial de televisão, em um intervalo do programa ‘Mickey Mouse Club’. A ideia de Ruth era mostrar que, por meio da boneca, a menina podia ser o que quisesse. “Barbie sempre representou o fato de que a mulher tem escolhas”, dizia ela, que morreu aos 86 anos em 2002. Sonha ir à lua? A Barbie Astronauta (de 1965) foi, antes mesmo do homem (1969).
Com o passar dos anos, a boneca teve mais de 180 profissões, retratando os desejos de Ruth para a sociedade em que cresceu e que esperava ver no futuro. Por isso, ao longo dos anos, a boneca ocupou cargos e espaços predominantemente masculinos sem medo – e de forma pioneira: foi cirurgiã (1973), CEO (1985), pilota da Força Aérea (1991), presidente dos EUA (de 1992), bombeira (1995), engenheira de computação (2010) e de robótica (2018). “Se você pode sonhar, você pode ser”, dizia a campanha da Barbie empreendedora (2014).
Em 1992, Barbie lançou a boneca que se tornaria a mais vendida de todos os tempos: Totally Hair Barbie. Os longos cabelos eram quase do tamanho da boneca e traduziam a moda do início da década de 1990. O sucesso foi grande e, em 2017, ela foi relançada para comemorar o aniversário de 25 anos da Totally Hair.
E claro que esse sucesso todo saiu do mundo físico e partiu para o digital.
A boneca foi protagonista de dezenas de filmes e jogos, como o famoso ‘Barbie em O Quebra Nozes’, de 2001, seu primeiro longa-metragem. Dentro da lista de filmes e participações temos outros como: Barbie Rapunzel (2002), Barbie Lago dos Cisnes (2003), Barbie em A Princesa e a Plebéia (2004), Barbie e as Três Mosqueteiras (2009), até seu último lançamento Barbie em um Mundo de Vídeogame (2017).
Em 2014, Barbie entrou para o Instagram como influenciadora digital. Quase duas milhões de pessoas seguem o perfil @barbiestyle, em que a boneca compartilha seu estilo de vida, looks e momentos com as amigas. Ainda na pegada digital, a Barbie se tornou youtuber e lançou um canal em 2015. A boneca conversa com jovens sobre temas pertinentes para a idade, como bullying, depressão e saúde.
Linhas e lançamentos!
Uma questão sempre bastante debatida, é o padrão de beleza que a Barbie traz, com o belo corpo magro e cabelos longos loiros. Aceitar o próprio corpo nunca é fácil para garotas mais jovens, por isso a dificuldade da empresa em fazer parte do movimento da representatividade. Por isso, foi lançada em 2016 a nova linha de bonecas, a linha Fashionistas – que traz Barbies com diversos tipos de corpos, cabelos, rostos e cores de pele – trazendo sete tons de pele, 22 cores de olhos e 24 penteados.
A repercussão foi tão grande que gerou um documentário, “Tiny Shoulders: Rethinking Barbie, que mostra todo o processo criativo de cada boneca da coleção, e principalmente, mostra como sua procura foi diminuindo com o passar do tempo, fazendo com que a marca precisasse reinventar a boneca. Além disso, ela traz algumas mulheres importantes no meio crítico e social para falar sobre suas opiniões a respeito da Barbie e sua história.
60 anos em 2019
Para comemorar os 60 anos da boneca e o Dia Internacional da Mulher, a Mattel lançou mais bonecas inspiradas em mulheres da vida real. Maya Gabeira representou o Brasil na lista e ganhou uma boneca surfista. Além das comemorações em torno dos 60 anos, que prometem ser memoráveis – vem filme com Margot Robbie por aí, viu? –, em 2019 a marca continua inspirando garotas por meio de projetos como o #RoleModels, que presenteia artistas e personalidades tipo Nicki Minaj, com uma boneca exclusiva feita à sua semelhança, e a linha Barbie Mulheres Inspiradoras, que homenageia grandes nomes, como Frida Kahlo (e pode ser comprada). Parabéns, Barbie!
Lançamento da We Art: Eternize Sua Infância
Para comemorar o Dia das Crianças e entrar neste clima nostalgia que fica no ar, estamos com um lançamento exclusivo no Brasil, que são as redomas de acrílico para guardar seus brinquedos de criança, por isso o nome da campanha “Eternize Sua Infância”. Entre as opções temos a Caixa Sweet Memories, as Redomas de Acrílico e o Quadro Quebra Cabeça.
Se você sempre gostou de Barbie (e teve algumas quando criança), você já se interessou pelo nosso blog, porém temos um produto ainda mais legal para você, que é a Redoma da Barbie! Ela tem o tamanho certo para a boneca ficar de pé, um suporte que a segura no lugar.
A personalização é feita a laser em baixo relevo na redoma transparente, podendo escolher a cor da base da redoma, que também é feita em acrílico. Você pode escolher entre as espessuras de 3 mm e 6 mm.
A We Art está super feliz com este lançamento, que permite agradar a todos os públicos, desde presente para crianças, até para adultos guardarem suas memórias com segurança. Garanta já a sua!
Gostou da nossa novidade? Conta para nós!
Ps. Esta Barbie a Guta guardou da infância e a criação da redoma da Barbie foi feita em cima da sua lembrança!
Com carinho, Guta e Equipe We Art