Você provavelmente já recebeu flores e chocolates no dia 8 de Março. O Dia da Mulher trouxe para a sociedade este costume de presentear, apesar de não ser uma data inventada pelo comércio. É muito mais que isso! É uma data feita para lembrar as conquistas das mulheres e o que ainda está por vir – é sobre Girl Power.
A verdade é que o Dia da Mulher foi comemorado pela primeira vez em 1908, mas foi apenas em 1910, na II Conferência Internacional de Mulheres, em Copenhague, que a ativista alemã Clara Zetkin sugeriu que a data fosse fixada no dia 8 de março. Ela era bastante engajada em defender os direitos das mulheres. Sua proposta era trazer mais atenção ao movimento operário das mulheres.
A partir dos anos 1960, a comemoração do dia 8 de março já tinha se tornado tradicional. Porém, ela foi oficializada pela ONU apenas em 1975. Essa organização declarou o Ano Internacional das Mulheres, como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo.
Ao longo dos últimos anos, o assunto do empoderamento feminino ganhou espaço para discussão nos mais variados meios, sobretudo nas redes sociais. Hoje, tem gerado debates acalorados sobre o espaço da mulher na sociedade e também a respeito das transformações necessárias para que ele seja ampliado.
Da Antiguidade Clássica às manifestações contra a PEC 181, as mulheres sempre tiveram de quebrar paradigmas. Não para apenas garantir seu lugar ao sol, mas também direitos sobre seu corpo, sua sexualidade e sua intelectualidade. Elas são muitas ao longo dos tempos! Cada uma lutando por diferentes motivos.
LANÇAMENTO COLEÇÃO GIRL POWER
Coleção Girl Power para homenagear todas as mulheres, pois unidas iremos mais longe! A We Art criou um lançamento de uma estampa especial para esta data, para comemorarmos juntas mais um dia apenas nosso. Os produtos são: tag de mala estampada, case de celular, necessaire, caneca, cartão social.
INDICAÇÕES: VALE A PENA CONFERIR
Livro: Mulheres e poder, de Mary Beard
A historiadora Mary Beard é uma sumidade em antiguidade clássica. Professora da Universidade de Cambrigde e autora de mais de 15 livros sobre Roma e a Grécia Antiga. Assim a inglesa traz uma discussão fundamental em Mulheres e Poder: as mulheres nunca foram vistas como porta-vozes da opinião dominante. E isso as silenciou ao longo da história. Ela mostra, desde as narrativas da Odisseia e das tragédias gregas até o comportamento de políticas como Hillary Clinton, Angela Merkel e Dilma Housseff. Trata de como a masculinidade está atrelada ao controle do pronunciamento público e como, ainda hoje, o modelo que temos de mulher de sucesso se parece muito com a imagem de um homem bem-sucedido. Uma leitura necessária para se repensar nossos padrões do que é ter voz, como ser ouvida e o que significa ter poder sendo mulher.
Filme: O Sorriso de Monalisa (2003)
Se passa na tracional escola de Wellesley, na década de 1950. As mulheres mais inteligentes dos Estados Unidos ganhavam educação para virarem esposas exemplares e não questionarem nunca seu papel submisso. Até que a professora de arte Katherine Watson começa a trabalhar lá e plantar sementes feministas em suas aulas
Documentário: Reese Entrevista – Netflix
Para nossa dica do que assistir este mês, trazemos uma série que você pode encontrar no Netflix, “Reese Entrevista”. Em um talk show emocionante, a atriz e produtora Reese Witherspoon visita mulheres inovadoras para conhecer suas trajetórias cheias de inspiração. Neste mês da mulher, vamos aprender ainda mais com exemplos de pessoas que buscaram tornar seu futuro brilhante e atualmente olham para trás com orgulho. Esperamos que gostem!
Vamos trocar o wallpaper do seu celular?
Personalize a sua tela e deixe com a inicial do seu nome!! Fica MUITO FO-FO!
Basta clicar na imagem e salvar no seu celular! Aproveite para postar no nosso instagram @weartpersonalizados!
É verdade que as mulheres ainda têm um longo caminho pela frente na luta por direitos e por respeito, mas, de fato, as conquistas já são muitas. O direito ao voto é um dos direitos que as mulheres conquistaram no Brasil no século 20. Além, é claro, da criação da Lei Maria da Penha, que fez com que a violência contra a mulher passasse a ser considerada crime desde 2006.
Sendo assim, nada melhor que aproveitar o dia ao som de mulheres que se tornaram exemplos e referência no cenário musical!
Neste mês de Fevereiro escolhemos a nossa
Playlist Vozes Femininas
Inspire-se e curta essa playlist feita especialmente para você! Clique aqui para escutar esta Playlist no Spotify
Aproveite o Dia da Mulher para valorizar as mulheres ao seu redor.
Com carinho,
Guta e Equipe We Art